quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Definição dos Resíduos

Depois do contacto com o artigo de Pongrácz & Pohjola, 2003, que questiona várias definições que eu conhecia de resíduos apontando situações que estas não difenem os resíduos, interiorizei que os Resíduos são produtos da actividade de produção e de consumo, cujo detentor defaz ou tem a intenção de se desfazer, pois o benefício deste, para ele, é negativo ou nulo. Pensando desse modo, reduzir os resíduos seria reduzir o produto de uma actividade, que não traduz benefício, e o significado de desfazer, em vez de eliminar, pode-se entender como abandono, efectuado num lugar adequado.

2 comentários:

  1. Olá Larissa, afinal abientaste-te rapidamente ao blogue :)
    Entendo o que queres dizer no artigo, no entanto na minha opinião a redução da produção de resíduos també pode ser entendida como uma optimização do sistema de produção de uma actividade, diminuindo assim o desperdício e por consequência tornar a mesma actividade económica mais rentável ;)

    Gostei do artigo e do facto de introduzires a tua opinião pois assim propociona-se a discussão, o que acho também ser um dos objectivos destes trabalhos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Larissa,

    concordo contigo, de um modo geral, mas acrescentava uma coisa.
    Em certos produtos, um aumento de eficiencia pode levar a que, com a mesma quantidade de matéria prima, se obtenha maior quantidade de produto comercializavel, diminuindo a quantidade de resíduos, sendo essa diminuição rentavel.
    Imagina, uma produção de circulos a partir de uma folha, tem um determinado desperdicio, mas se conseguires comercializar/utilizar circulos mais pequenos cortados do espaço intermédio dos circulos originais, estás a aumentar o teu rendimento e a diminuir os resíduos.

    ResponderExcluir